Imagem: Gonzaga, em ensaio fotográfico (Foto: Divulgação)
O baterista Francisco Filho dos Santos, mais conhecido por Gonzaga, morreu nesta quinta-feira (16) em decorrência de complicações hepáticas. Ele aguardava um transplante de fígado e estava internado no Hospital Rafael Fernandes, mas faleceu em sua residência, ao lado de familiares. O músico tinha 65 anos. A informação foi confirmada ao BDD por um dos seus parceiros de palco, Jhonas Filho.
Tido como um dos principais nomes da bateria em Mossoró, Gonzaga também enfrentava dificuldades financeiras, mas há poucos meses recebeu uma excelente notícia. Gonzaga teve, enfim, direito a um benefício pago pelo Governo Federal. O tema foi abordado pelo BOLSA DE DISCOS.
O músico chegou a tocar no Alfa Centauro, Bárbaros, em orquestras em Belo Horizonte (PE). Autodidata e atuante nas bandas-baile dos anos 80, fugiu em um circo na cidade de Pesqueira (CE),
Devido aos seus problemas de saúde, o baterista não estava mais tocando profissionalmente. Fazia pontas em apresentações diversas e, em algumas ocasiões, convidado por músicos da cidade. É o caso do guitarrista Márcio Rangel. “Gonzaga tinha uma técnica rebuscada, com um estilo limpo, intenso, firme, possuia um extremo bom gosto. Passando pela música brasileira, rock, pop… com maestria. Tinha a capacidade de alternar, durante a música, de momentos de mais profunda intensidade, com momentos de poesia e leveza transmitindo emoção através de suas “batidas””, explicou o músico, que acompanhou os últimos momentos do artista. “Jamais será esquecido”.
Músicos lamentaram a sua morte. Foi o caso do violonista Jhonas, que chegou a dividir palco com Gonzaga. “Vá na Luz meu Parceiro querido, muitíssimo grato por momentos musicais maravilhosos que passamos juntos, mestre Baterista, nosso Passarinho Gonzaga. Que Deus te receba”, afirmou em suas redes sociais. “Ele tocou em muitas bandas, tinha grande talento” , acrescentou em entrevista ao BDD.
Gonzaga será velado no Centro de Velório Plasp, no Centro da cidade, por trás do Museu Lauro da Escóssia, até às 15h. O enterro está previsto para ocorrer em Areia Branca. Familiares e músicos estavam recolhendo recursos para o baterista e organizavam um evento para este sábado no Varandas.