Benefício

Autodidata e atuante nas bandas-baile dos anos 80, Gonzaga (cujo nome de registro é Francisco Filho dos Santos) tem, enfim, direito a um benefício pago pelo Governo Federal

Por: William Robson, editor

Passando por dificuldades financeiras e problemas de saúde, o baterista Gonzaga, um dos mais importantes músicos de Mossoró, recebeu esta semana uma excelente notícia. Autodidata e atuante nas bandas-baile dos anos 80, Gonzaga (cujo nome de registro é Francisco Filho dos Santos) tem, enfim, direito a um benefício pago pelo Governo Federal.

Quem comunicou a boa notícia foi a sua advogada, Ivania Oliveira, especialista em BPC, sobretudo, para pessoas com as características de Gonzaga: músico que trabalharam por anos sem contribuir um nenhum centavo à Previdência Social.

O baterista não está mais tocando profissionalmente. Faz pontas em apresentações diversas e, em algumas ocasiões, é convidado por músicos da cidade. É o caso do guitarrista Márcio Rangel.  “Gonzaga, retém uma técnica rebuscada, com um estilo limpo, intenso, firme, possui um extremo bom gosto. Passando pela música brasileira, rock, pop… com maestria. Tem a capacidade de alternar, durante a música, de momentos de mais profunda intensidade, com momentos de poesia e leveza transmitindo emoção através de suas “batidas””, explicou o músico.

Agora com 65 anos, Gonzaga terá direito a receber este benefício, que começa a ser pago ainda neste mês de julho. A advogada explicou que este direito do baterista não foi um processo demorado. Em pouco mais de 90 dias da entrada do processo teve o seu pedido aprovado pela Previdência.  “Eu tive conhecimento que Gonzaga poderia ter direito a esse benefício lá na Cabocla, quando ele falou, em conversa comigo e meu marido, que tinha muita vontade de se aposentar mas não sabia se teria direito porque nunca havia contribuído”, explicou Ivânia. “Daí, eu perguntei a idade dele e comecei a organizar a documentação necessária”.

Gonzaga Batera terá direito a um salário mínimo por mês, além de receber o acumulado retroativo à data da entrada do processo. “É algo realmente muito importante para um talento da nossa terra, que estava sem renda”, disse Ivânia. “E sempre me coloco à disposição para tirar dúvidas de outros músicos e profissionais que estão na mesma situação”. Quem quiser entrar em contato com a advogada pode fazer pelo whastapp (84) 98823-9974.

Gonzaga também passou recentemente por uma cirurgia de catarata realizada a partir da mobilização do guitarrista Herbert Mota, líder da Banda H. A operação foi bem sucedida.