Ouça

Duo mossoroense, liderado pela baterista e vocalista Aline Morais, detalha o processo de captação do disco, gestado desde dezembro de 2022 no Cosmos Art Studio, do produtor Rafaum Costa

Por: William Robson, editor

“Para quem nos conheceu recentemente pelos palcos da música subterrânea, Sangre O Sistema hoje se firma como um duo punk metal, um híbrido sonoro em contínua expansão que exprime os ruídos perturbadores do cotidiano sob o capitalismo tardio”, assim a baterista Aline definiu a banda mossoroense, que acaba de lançar o seu EP “Cardinal Treze”, em produção desde dezembro de 2022 e que você pode ouvir aqui nesta reportagem.

Inclusive, já há data de lançamento do trabalho. Será no dia 27 deste mês no Rust Café, ao lado de outras representantes da cena alternativa da cidade. O pessoal do Ocular Jack, que recentemente lançou o “Atrofia Humana”, o  Black Witch , com sua missa preta e ancestrais novas, e o Cumpadi Caboco, artista de que vem se destacando com musicalidade contestatória e original.

Em entrevista ao BDD, Aline Morais falou do projeto. O Sangre o Sistema conta com ela também nos vocais, além do recém-chegado baixista José Marcos, que assumiu a guitarra.

“O processo de captação do EP começou em dezembro de 2022 no Cosmos Art Studio, de Rafaum”, explica, “Tivemos uma pausa para o fim de ano e retomamos no início de 2023. Dois membros da banda saíram nesse meio tempo, então fizemos alguns reajustes no processo”. Segundo Aline, em seguida o o disco foi pra mixagem e masterização, também a cargo de Rafaum Costa, que inclusive integrou o time de especialistas que escolheram os melhores discos de 2023 do BDD. “As letras das composições abordam temáticas políticas, falando das utopias e distopias diárias”, acrescentou a batera.

O apelo político envolve o Sangre o Sistema: “Tem sido uma jornada e tanto de 2019 até aqui. Enquanto nação, traçamos um caminho íngreme no cenário político e social desde então. E, de certa forma, isso refletiu em nossa trajetória enquanto banda: forjada com pegadas de sangue, literais e simbólicas”, comenta Aline.

O álbum “Cardinal Treze” deve ganhar uma edição física especial. “Planejamos produzir o disco físico ainda nesse primeiro semestre, sim”, reforça, sem informar que a versão terá somente as cinco faixas do EP ou algum acréscimo que venha presentear seus admiradores.