Erudito

“Grácio Zaqueu In concert – do mundo pra casa” é o rótulo desse espetáculo com várias participações, como Henrique Lucena, Udinho Lima e Fernando Nogueira

Por: Carlos Santos

O trompetista Grácio Zaqueu, músico de  carreira internacional assentada principalmente na Europa, tem uma apresentação toda especial marcada para a próxima terça-feira (5), às 19h, no Instituto Gentil, em Campo Grande-RN, Oeste do RN. É lugar-comum, mas não excesso ou pobreza vocabular, o uso de uma expressão que caracterizará sua presença na cidade: “O bom filho a casa torna.”

“Grácio Zaqueu In concert – do mundo pra casa” é o rótulo desse espetáculo com várias participações, como Henrique Lucena, Udinho Lima e Fernando Nogueira.

Zaqueu teve formação basilar em música em sua terra berço, Campo Grande (279 km de Natal e 83,5 de Mossoró), no próprio Instituto Gentil, com iniciação em flauta doce. Daí, gradualmente, foi ascendendo no apetite, talento e virtuosismo musical.

Veio o avanço acadêmico musical na Universidade Federal do RN (UFRN) e projeção para Europa, onde mergulhou em estudos avançados em Helsinque (Finlândia) e atuação em vários concertos.

Chegou a hora de premiar seu lugar com um pouco de sua arte. O trajeto é esse mesmo, num retorno afetivo e musical – “do mundo pra casa.”