* I – Nos anos 70, o produtor George Martin montou um moderno e luxuoso estúdio em Montserrat, uma ilha no Caribe. Clássicos da música mundial foram gravados lá, como “Ebony and Ivory”, dueto de Paul McCartney com Stevie Wonder.
* II – Também gravaram no estúdio os escoceses do Nazareth, os Rolling Stones, Dire Straits, The Police, Phill Collins, entre outros. Em 1989 um furacão varreu a ilha, dando fim ao estúdio. A história é contada no livro “Na Rota do Furacão”, de Roberto Sallaberry, recentemente lançado.
* A banda mineira Sepultura anunciou sua turnê de despedida (assunto tratado neste site), após 40 anos de carreira. O primeiro show será no dia 1.º de março de 2024. A expectativa é se os irmãos fundadores do Sepultura, Max e Igor Cavalera, hoje fora da banda, participarão da despedida.
* A cantora Linda Ramalho, filha mais nova de Zé Ramalho, acaba de lançar um disco onde canta dez sucessos do pai em formato rock’n’roll. “Linda Ramalho canta Zé Ramalho”, produzido por Robertinho do Recife, tem clássicos como “Chão de Giz”, “Admirável Gado Novo”, “Frevo Mulher” e “Garoto de Aluguel”.
* Muito dos excessos de Ozzy Osbourne são atribuídos à morte do guitarrista Randy Rhoads, que gravou dois discos com o madman: “Blizzard of Ozz” (1980) e “Diary of a Madman” (1981). Rhoads morreu em 1982, aos 25 anos, num acidente de avião.
* O produtor Sir Robin Millar, que já emplacou 44 músicas no n.º 1 da parada britânica, está em campanha pelo fim das mídias físicas na música: CDs e LPs. A motivação é ambiental. Em entrevista ao jornal The Guardian, chamou de hipócritas os músicos que fazem campanha pelo meio ambiente e vendem suas músicas em formatos físicos.
* Os 42 mil ingressos para o show que o Iron Maiden fará no estádio El Campín, Colômbia, em 24 de novembro de 2024, se esgotaram em 21 minutos. A promotora do evento, Move Concerts Colômbia, considerou o feito como algo “Realmente incrível”. “Nem em sonhos mais loucos pensamos que iria ter esse estouro”, disse Alfredo Villaveces, diretor administrativo da Move Concerts Colômbia.
* Sebastian Bach, ex-Skid Row, acaba de lançar o single “What do I Got to Lose?” nas plataformas digitais, inclusive com clipe oficial (clique aqui). O último trabalho dele havia sido “Give ‘Em Hell’”, de 2014. Bach fará três shows no Brasil em 2024, celebrando 35 anos de carreira.
* Apenas três artistas venderam mais de 100 milhões de discos tanto em suas bandas, como nas carreiras solos: Paul McCartney, Phil Collins e Michael Jackson. Egressos, respectivamente, dos Beatles, Genesis e Jackson Five.
* Esta coluna foi escrita ao som do disco “Goodbye Yellow Brick Road” (1973), o trabalho definitivo de Elton John, com clássicos como “Candle in the Wind”, em homenagem a Marilyn Monroe; “Bennie and the Jets”; e a faixa-título.