Coluna Notas Musicais

A segunda edição da coluna ainda traz o sambista Dudu Nobre e uma conversa com o cantor mossoroense Reynaldo Bessa

Por: Tio Colorau

* I – Apesar da cara de menino, o sambista Dudu Nobre chegou esta semana aos 50 anos de idade. Na carreira, ele comemora a escolha de seu samba-enredo para o desfile da Salgueiro no ano que vem. O cantor também lançou uma música recentemente, “Morena”.

* II – Na entrevista que concedeu ao jornal Extra, o sambista revela algo curioso, diz que começou a beber aos 40 anos, e que não consegue mais largar. “O problema é que estou tentando beber nesses dez anos o que não bebi em 40”.

* Na coluna anterior, escrevemos sobre o verso “esquina de Assis”, da canção “Bel’atriz”, do mossoroense Reynaldo Bessa. Consegui conversar com o próprio, que confirmou minha suspeita. O verso nada tem a ver com Mossoró, ele se refere a uma esquina no município de Assis (SP).

* Lançado há 30 anos, o disco “Angels Cry”, do Angra, foi um marco no metal brasileiro. Com André Matos nos vocais e Kiko Loureiro na guitarra, a obra é uma mistura de Queenrÿche com música erudita e ritmos brasileiros, segundo chegou a dizer o próprio André Matos.

* I – Em 2017, quando o Spotify iniciou o recurso AutoPlay, onde o programa escolhe músicas aleatórias após a audição de um disco, a canção “Harness your Hopes”, da banda Pavement, começou a disparar em execuções, chegando a tocar 100 milhões de vezes.

* II – O curioso é que a música é um insignificante lado B, tão insignificante que nem o cantor da banda, Stephen Malkmus, a reconheceu quando a escutou tocar numa padaria. Nem o Spotify sabe explicar o que aconteceu, e até hoje muitos esmiúçam a canção, tentando entender por que o algoritmo “gosta” tanto dela.

* O filme “Nosso Sonho: A história de Claudinho e Buchecha” já alcançou a marca de 430 mil espectadores, se tornando assim a melhor bilheteria do cinema nacional em 2023. Na tarde de quarta-feira o funkeiro Buchecha assistiu ao filme com 150 crianças e jovens do projeto Craque do Amanhã.

* I – Uma pesquisa do Ministério da Cultura da Argentina constatou que o rock nacional é o segundo gênero musical mais escutado no país. No Brasil, pesquisa similar feita pelo Spotify constatou que o rock nacional não entra nem na lista dos 10.

* II – Não é à toa que muitas bandas estrangeiras preferem tocar no país vizinho. A atmosfera para bandas de rock é bem melhor. Um exemplo é a banda britânica Blur, que, por pura opção, tocará na edição argentina do evento Primavera Sound, mas não tocará na edição brasileira.

* A cantora Iza foi o grande destaque da 30ª edição do Prêmio Multishow, na última terça-feira. Ela ganhou nas categorias “artista do ano”, “melhor capa” e “música pop do ano”, com “Fé nas Maluca”. Chamou a atenção a pequena presença de sertanejos nas premiações e na própria cerimônia. Boicote mútuo?