O ano era 2019 e apesar de não ser muito distante, a pandemia mundial de covid-19 faz parecer longe. Mas Mossoró estava ganhando uma banda nova, autoral, barulhenta, e com muita vontade de fazer rock. A Mess The Cage chegou chegando chutando as portas sonoras do rock mossoroense com riffs e power chords energéticos que faziam qualquer um bater cabeça, já mostrados em seus primeiros ensaios abertos ao público, afinal os caras não estavam para brincadeira.
Inicialmente como power trio a Mess The Cage logo se identificou com o formato duo, e assim se solidificou. Tendo como integrantes Lucas Oliveira (Vocal e Guitarra), e Gilderlan Holanda (Bateria) grande colaborador do rock underground mossoroense, levaria outra matéria inteira para falar das contribuições de Gil ao rock, acredito que muitos de vocês sabem, afinal são pelo menos 15 anos de envolvimento com a cena local, que apesar de tudo tenta resistir “na tora”.
A química entre Lucas e Gil é nítida em qualquer oportunidade de vê-los ao vivo, e o resultado é uma sonzeira que te marcará logo de cara. Certo, mas sei o que você leitor já está querendo saber, e o “estilo” da banda ? gênero? ou qualquer palavra para classificar o som dela. É Rock pô ! pesado e dos bons, certo de que aqueles que namoram ou já namoraram o som dos anos 90 de Seattle vão sentir ainda mais atraídos, eu fui um desses.
Com muita sede de tocar, a Mess The Cage se apresentou em algumas oportunidades ainda em 2019 e começo de 2020, também começaram a pré-produção do primeiro registro em estúdio, e aí veio o apocalipse que atingiu o planeta terra, a pandemia. Após o hiato forçado do mundo, eles voltam em 2021 já entrando em estúdio e tocando onde pudessem, pegaram o caminho pro Seridó Potiguar precisamente em Santa Cruz para produzirem o trabalho de estréia com Paulo Medeiros (Estudio Mente Aberta e banda New Fight) com co-produção de Rafaum Costa (Cosmos Art Studio e bandas Mad Grinder e Black Witch).
Em 2022 com o EP quase saindo do forno, a Mess The Cage se apresentou em alguns lugares em Mossoró como Cabocla e no Galpão Mossohell, no 1° Festival Guilhotina, inauguração da casa, e também no Festival Valhalla, assim já apresentando as músicas que estariam no seu EP. Com apresentações em Mossoró e Fortaleza a banda praticamente adotou a capital cearense como segunda casa, muito pela relação dos membros com a cidade e bandas amigas como Void Tripper e a Desert Vultures, ambas bandas de Fortaleza.
Em Setembro o primeiro single, “Eyes Closed”, foi lançado pelo importante selo carioca Abraxas, e algumas semanas depois o EP completo, com 7 músicas autorais. O EP da Mess The Cage entrega experimentações com texturas e camadas sonoras, adicionando elementos de noise rock, e outros efeitos de guitarra, criando uma sonoridade densa e atmosférica entre as músicas, indo de partes calmas e melódicas a momentos de explosão sonora, sempre muito bem acompanhadas da bateria Gil, preenchendo tudo muito bem. Essas mudanças de intensidade ajudam a criar uma atmosfera dramática nas músicas, e o resultado natural não tem como fugir de Seattle.
Mas a Seattle da Mess The Cage é árida e desértica como a própria banda se denomina, então temos uma caneca cheia de elementos de agressividade, combinados com estruturas musicais e arranjos do rock garageiro.
Após o lançamento do seu primeiro EP, a Mess The Cage continua sacudindo os ouvidos das pessoas que presenciam suas apresentações, os fazendo uma das bandas mais ativas da resistente cena underground mossoroense. Após apresentação no Festival DoSol Interior em Maio deste ano no Galpão Mossohell, em Julho a banda cairá na estrada para sua primeira turnê pelo Nordeste, com outra banda mossoroense, a Unokkai. Juntas irão se apresentar em 9 cidades em 5 estados diferentes, levando o som desértico mossoroense para outras terras. Confira as datas abaixo:
IN FUZZ WE TRUST TOUR NORDESTE 2023: UNOKKAI X MESS THE CAGE
12/07 – Mossoró @cervejariacabocla
15/07 – Catolé do Rocha @Praça Prefeito José Sérgio Maia
21/07 – Fortaleza @las_crias_vegan
22/07 – Mossoró @mossohellgalpao
23/07 – Santa Cruz @estudiomenteaberta
27/07 – Natal @skateburrito
28/07 – João Pessoa @vila_do_porto
29/07 – Arapiraca @ tba
30/07 – Recife @estelita.recife
Instagram Mess The Cage: @messthecage
Instagram Unokkai: @unokkai