Uma oportunidade como poucas para o mossoroense presenciar uma banda cearense de grande versatilidade. A banda Renegados Além dos Rótulos é a principal atração do Festival Valhalla, que acontecerá neste sábado, às 17h, no Carcará (centro da cidade), uma celebração dos 18 anos do Valhalla Rock Bar, ponto obrigatório da cena roqueira local.
“Fazer rock no Brasil, em especial no nordeste, é ir na contramão do que se coloca na grande mídia”, afirmou Marcelo Renegado, vocalista da banda, que já atua há 30 anos no som. Renegados faz uma bem sucedida mistura de rock and rol, baião, maracatu, batida tribal, jazz e world music. Ou seja, pode aguardar a sonoridade extremamente peculiar e com alto grau de criatividade.
A banda é mais conhecida por Renegados. O pós-nome vem do disco que a banda lançou em 2013, muito bem avaliada pela crítica e que remete ao rock clássico dos anos 70. “O álbum “Além Dos Rótulos”, lançado na cara e na coragem pela banda, isto é, de maneira independente, no ano de 2013, é a síntese perfeita de todos os elementos apontados acima, embalado numa linda capa que contextualiza (ou conceitualiza) o nome do trio: o “close” nas mãos de alguém queimando sua carteira de identidade, numa afirmação de sua condição de “renegado””, analisou o crítico Claudinei Oliveira, do Whoplash.
E acrescentou: “As letras equilibram-se entre temas “líricos” e a crítica sócio-política onde o estilo se faz, também “vintage”, lembrando, em muito, as “letras de protesto” da época da ditadura militar. Há um frescor inocente nas denúncias de injustiça social, principalmente se considerarmos que, da década de 1970 para cá, muita água passou por debaixo da ponte e os problemas permanecem, agora sob a tutela de quem os denunciava. Inocência de uma ideologia que não sucumbiu à descrença nas possibilidades de mudança”.
Mas, não serão apenas os Renegados os grandes destaques do festival Valhalla. Os conterrâneos do Dark Side, banda clássica formada em 1991, darão o ar da graça, uma das uma das pioneiras do heavy metal no estado vizinho. A banda pretende lembrar músicas que perpassam por toda a carreira. Será que Hare Krishna, Suicide, Spiral Zone e Fragments of Time, da demo de estreia, entra na lista?
Nesses mais de trinta anos de atividade, a Darkside se propôs ao enfrentamento de todo tipo de adversidade. Assim como a maioria das bandas underground, batalhou pelo reconhecimento e pelo direito de se expressar como artistas de um gênero musical no qual o amor à música é posto a prova todos dias.
O festival também vai prestigiar nomes com trabalhos autorais, segmento forte em Mossoró. Para isso, entram no palco o Velociraptors, de rock´n´roll, o peso do Godhound, que traz o seu mais recente show aclamado em recente turnê pelo Nordeste e Wrong Place. Fechando a lista, a pegada hard rock do RIS e o Non Serviam. Festival para todos os segmentos roqueiros em grande festa de aniversário.