A dependência digital na adolescência, um dos temas mais urgentes da atualidade, é o foco do livro ” Aconteceu com Minha Filha “, lançado neste mês nas livrarias. A obra, baseada em uma história real e assinada por um autor sob pseudônimo para preservar a identidade da filha, acaba de ganhar repercussão nacional após ser destaque no programa Fantástico, da TV Globo, exibido no último domingo (25/05).
Na reportagem de Poliana Abritta, os atores Júlio Andrade e Laura Castro interpretam trechos do livro. Júlio Andrade também dublou as falas do pai durante uma entrevista. A pedido, a identidade do autor foi preservada, em imagem escura. Na entrevista, o autor deixa uma mensagem para os pais:
“O pudor que eu tinha de pegar o celular dela e vasculhar foi um dos meus grandes erros. É um pai e uma filha, não tem que ter pudor, o pai tem que ter a senha, tem que saber no que seu filho ou filha está metida. Mas não adianta só se sentir preocupado. Você tem que reagir e tentar ajudar. E nisso, eu acho que estou conseguindo”, afirma Paulo Zsa Zsa na entrevista.
Com contracapa assinada pelo pediatra Daniel Becker e pelo influenciador Felipe Neto, o livro é um alerta urgente sobre os perigos do submundo digital – com destaque para plataformas como o Discord e redes sociais que oferecem pouca ou nenhuma proteção a adolescentes vulneráveis.
” Aconteceu com Minha Filha ” é um livro voltado especialmente para pais, educadores e profissionais da saúde mental, e busca abrir um diálogo franco sobre os riscos da exposição excessiva às telas, o isolamento social e os mecanismos de manipulação online.
“A gente contar histórias, ainda mais histórias verídicas, traz uma concretude e mostra nas famílias que não é algo muito distante. O perigo está dentro de todas as casas. Qualquer casa onde tenha uma criança ou um adolescente com um celular na mão ou um computador com acesso à internet está correndo esse risco”, afirma a juíza titular da Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro, Vanessa Cavalieri.