Show

Em 14 de março é celebrado o Dia da Poesia e para comemorar a data o auditório Jornalista Dorian Jorge Freire, na Estação das Artes Poeta Eliseu Ventania, recebeu o show “De vez em quando, florescer”

Por: Redação

Fotos: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Em 14 de março é celebrado o Dia da Poesia e para comemorar a data o auditório Jornalista Dorian Jorge Freire, na Estação das Artes Poeta Eliseu Ventania, recebeu o show “De vez em quando, florescer”. O evento realizado na noite desta sexta-feira (14) é inspirado em duas canções marcantes: “De vez em quando”, composição de Emiliano Pordeus, e “Florescer”, de Gabriela Mendes. Ambas em parceria com Cesar Guimarães.

O poema de Kalliane Sibelli de Amorim, musicado por Symmara Fernandes, foi destcado no show desta sexta (Reprodução)

O BOLSA DE DISCOS esteve no show. E dois momentos foram importantes. As homenagens a dois destacados nomes da poesia mossoroense. A primeira foi a escritora e poetista, autora de quatro livros de poesia, Kalliane Sibelli de Amorim. Ela faleceu em 2023, integrava o conselho editorial da Sarau das Letras e atuava como professora de Língua Portuguesa no IFRN de Apodi e Mossoró nos últimos dez anos.

Outra homenagem foi ao músico e poeta Zé Lima, a morreu na manhã da sexta-feira (7). Ele estava internado na  Unidade de Terapia Intensiva (UTI)  do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró. O quadro de saúde do compositor era delicado e ele estava intubado por causa de complicações cardíacas e pulmonares.

A seção Acervo do Blog William Robson trouxe uma entrevista com Zé Lima, quando ele promovia o seu disco “Heroi do Sertão”, em 1997,  e falou das premiações que recebeu e também da oportunidade de estar presente em uma das competições mais importantes da música nordestina, promovida pela TV Globo: o festival Canta Nordeste. Symmara Fernandes aproveitou o seu show para lembrar um dos seus maiores sucessos, “Mar de Lama”, que ganhou versão incisiva, tensa e surpreendente na voz da artista mossoroense.

O projeto apresentado nesta sexta contou com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, com operacionalização através da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A partir dos trabalhos da cantora e compositora mossoroense, Symmara Fernandes, e do músico e compositor, Emiliano Pordeus, o show encantou o público presente.

“É com prazer imenso que estamos nesta noite realizando esse projeto maravilhoso, com música autoral, poesia. A lei Paulo Gustavo é uma lei federal de incentivo que atendeu toda a classe artística, bastante prejudicada durante a pandemia (Covid-19). Angariamos recursos através do edital promovido pela Prefeitura de Mossoró”, disse.

Emiliano trouxe para o show composições suas gravadas em grandes parcerias como “Basta se achegar”, com Tato Cruz (Falamansa), e “Chuva de Felicidade”, com Nando Cordel. O cantor paraibano, nascido em Sousa, também destacou o fomento através da Lei federal operacionalizada pelo Município.

Emiliano Pordeus, em performance no show ao lado de Symmara Fernandes; no baixo, o músico Luan

“É um prazer imenso para a gente estar em Mossoró e comemora o Dia da Poesia com esse show ‘De vez em quando, florescer’, com repertório recheado de excelentes canções que fala de amor, natureza, paixão, do dia a dia, de justiça social. É um momento bacana para a gente mostrar ao público de Mossoró a nossa arte. A lei Paulo Gustavo deu esse suporte e Parefeitura de Mossoró e também a Secretaria de Cultura e Governo Federal. Os incentivos são importantes para projetos como esse possam aparecer cada vez mais para o público de Mossoró e Região”.

A titular da Secretaria da Cultura de Mossoró, Janaína Holanda, esteve presente ao evento e também salientou a importância do fomento a cultura e a comemoração de uma data tão importante para a classe artística.

“O Dia da Poesia está sendo comemorado em grande estilo com esse show maravilhoso, fruto do fomente operacionalizado pela Secretaria da Cultura. É um dia muito especial para a gente celebrar como Mossoró merece. Os artistas se credenciam e os projetos aprovados precisam ser executados e a Secretaria de Cultura dar todo o apoio e também acompanha a realização desses projetos”.

O show não se limitou a um único estilo musical. Ele explorou a diversidade sonora presente nas composições de Symmara Fernandes e Emiliano Pordeus, possibilitando ao público conhecer obras que transitam por diferentes épocas da vida dos artistas, unindo elementos do rock ao xote e o melhor, que ainda contou com a participação especial dos cantores Katharina Gurgel, Ewerton Linhares e Gabriela Mendes, convidando o público para uma experiência repleta de emoções.

“Quero dizer da importância que é estarmos aqui participando desse show. É uma celebração de um processo criativo que nos trouxe muitas felicidades. ‘Florescer’ foi uma música que foi feita muito tempo atrás e que até hoje ela vem se desenvolvendo e nos trazendo outros momentos”, comemorou Gabriela Mendes, compositora de “Florescer”.

O show ‘De vez em quando, florescer’ tem a direção musical de Jadson Marques e produção executiva da Acunha Produções. Houve também o momento “Microfone Aberto”, um breve recital com poetas locais.

 Com informações da Secretaria de Comunicação/PMM