Coluna Notas Musicais

A coluna ainda destaca o álbum de metal mais ouvido no Spotify no ano passado e Luiz Gonzaga no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Por: Tio Colorau

* Lançado em maio, o disco “Take me Back to Eden”, da banda Sleep Token, foi o álbum de metal mais ouvido no Spotify no ano passado, com 357 milhões de reproduções. “72 Sessions”, do Metallica, a título de comparação, teve 227 milhões de reproduções. O Sleep Token é um trio cuja identidade dos músicos nunca foi revelada. Ouça:

* Foi publicada no último dia 8 de janeiro a Lei n.º 14.793/24, que inseriu o nome do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, um reconhecimento pela importância que ele teve para a cultura brasileira, especialmente na popularização do forró, do xote e do baião.

* Em 1977, o tecladista suíço Patrick Moraz, que havia substituído Rick Wakeman no Yes, trocou o grupo pelo Vímana, banda embrionária brasileira que tinha Lobão, Lulu Santos e Ritchie na formação. Chegaram a fazer alguns shows, mas nunca gravaram um disco. A banda só durou dois anos, aproximadamente.

* Em meados de 1966, nas Filipinas, os Beatles recusaram convite para tomar café da manhã com o ditador Ferdinand Marcos, provocando a ira de seus seguidores, os quais, furiosos, tentaram agredir os músicos no aeroporto de Manila, capital do país, ainda tendo atingido com socos integrantes da equipe. Os músicos saíram ilesos.

* Está sendo muito aguardado o livro de memórias de Lisa Presley, filha única de Elvis Presley e Priscilla Presley, falecida no ano passado, aos 54 anos. A obra está sendo finalizada pela filha dela, a atriz Riley Keough. Além de descender do Rei do Rock, Lisa também foi casada com Michael Jackson e com o ator Nicholas Cage.

* Muitos artistas internacionais farão shows no Brasil em 2024. A seguir, algumas atrações já confirmadas: Slash, Men at Work, Morrissey, Simple Plan, Jonas Brothers, Megadeth, Iron Maiden, Bruce Dickson, McFly, Interpol e Eric Clapton. O ponto negativo é que o Nordeste não receberá nenhum desses shows.

* Em 1956, o transatlântico italiano SS Andrea Doria naufragou quando estava a caminho dos EUA. Era um dos mais potentes e luxuosos do mundo. 1,6 mil pessoas sobreviveram, 46 morreram. O nome do navio inspirou Renato Russo a batizar uma das canções da Legião Urbana. Ouça:

* Lançada no disco “Revolver”, de 1966, “Eleanor Rigby”, dos Beatles, só tem instrumentos de cordas. São oito no total, sendo seis violinos e dois violoncelos. Paul McCartney é o cantor principal, com Lennon e Harrison fazendo os vocais de apoio. A canção fala de solidão na velhice.

* I – Na Copa do Mundo de 1966, o empresário dos Beatles, Brian Epstein, entrou em contato com a delegação brasileira dizendo que a banda queria conhecer Pelé, mas quem atendeu disse não ser possível, pois poderia atrapalhar a concentração da equipe.

* II – A informação foi dada pelo próprio Pelé em 2013, na cerimônia de lançamento do seu livro, 1283. Ele alegou, contudo, que provavelmente a pessoa que atendeu ao telefonema não tinha dimensão do tamanho da banda.