O Selo Educadora Independente promove o EP ‘Entre o ponto e Catana Velho’, projeto do grupo musical ‘Calango Tião’. A iniciativa divulga lançamentos de álbuns e EPs através da Rádio Educadora FM, da TVE e das redes sociais das emissoras públicas.
Formado por membros da família Fiuza, da comunidade Catana, situada no município de Água Fria, a aproximadamente 160 km de Salvador, e com raízes em Feira de Santana, o Calango Tião é um dos únicos grupos da Bahia a misturar o forró e o samba rural da região. Incentivado por Seu Vavá Sanfoneiro, remonta suas origens às primeiras festas populares realizadas na comunidade Catana na década de 1980. Seu Vavá e Dona Zéilda foram um dos primeiros casais moradores da região e tornaram-se referências musicais na comunidade.
O EP ‘Entre o Ponto e Catana Velho’ integra a trilha sonora da websérie de mesmo nome, um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo Bahia. Com cinco canções originais ‘Lembrança de Maria’, ‘O trem e o solo de pai’, ‘Samba da Barra’, ‘Chora viola’ e ‘Peixe piau é nadador’, o trabalho exalta memórias, histórias e tradições da comunidade Catana. O trabalho leva esse nome em homenagem à casa de Seu Vavá e Dona Zéilda, que está localizada entre duas praças marcantes da comunidade: o Ponto, também conhecido como Catana Novo, e o Catana Velho.
Além do grupo Calango Tião, que é formado por filhas e filhos de Seu Vavá e Dona Zéilda, o EP conta com a participação especial de Rogério Ferrer nos teclados e acordeom, Bel da Bonita nas percussões, Anselmo Roberto no contrabaixo, Nanda Lins em uma faixa e Letícia Peixinho nos vocais de todas as músicas, ao lado das netas e filhas do casal.
A promoção do trabalho de Calango Tião acontece de 9 a 15 de fevereiro, durante toda a programação da rádio, na TVE e nas redes sociais. Nesta quarta-feira (12), a partir das 12h, o grupo participa de entrevistas nos programas Multicultura, na Educadora FM, e TVE Revista.
A seleção para o Selo Educadora Independente ocorre a cada mês e as inscrições estão abertas durante todo o ano. Os selecionados recebem uma premiação no valor de R$ 10 mil. Mais informações em www.educadorafm.ba.gov.br.