Turnê

A Turnê Umburana marca a estreia internacional de seus dois álbuns aclamados pela crítica – Lampião Rei, lançado em setembro do ano passado, e Holoceno, de 2021 – e inclui passagens por festivais como o prestigiado ArcTanGent, no Reino Unido, e o Complexity Fest, na Holanda

Por: Redação

 Foto: Adri L.
Fenômeno do metal de vanguarda e do rock experimental do Brasil, a banda paraibana Papangu anuncia as datas de sua primeira turnê na União Europeia e no Reino Unido em agosto. A Turnê Umburana marca a estreia internacional de seus dois álbuns aclamados pela crítica – Lampião Rei, lançado em setembro do ano passado, e Holoceno, de 2021 – e inclui passagens por festivais como o prestigiado ArcTanGent, no Reino Unido, e o Complexity Fest, na Holanda.
Seu último disco, Lampião Rei, mostra os traços camaleônicos da Papangu, misturando a intensidade do metal progressivo com jazz fusion e ritmos do Nordeste – combinação que rendeu à banda um show no Knotfest Brasil de 2024. O disco ainda figurou em diversas listas de melhores discos de 2024, como APCA, Scream & Yell, Minuto Indie, Hits Perdidos e Popload. Na esteira do sucesso de crítica e público, Lampião Rei ganhou em fevereiro de 2025 sua primeira edição brasileira exclusiva em vinil translúcido de 180 gramas, capa envernizada e encarte completo pelo selo Taioba Discos, que tem como missão valorizar a música independente paraibana.
“Tocaremos nossa discografia na íntegra, além de material inédito do nosso próximo LP, que gravaremos logo após a turnê”, diz o baixista Marco Mayer. “Cada show do Papangu é uma experiência única, pois improvisamos e rearranjamos nossas músicas ao vivo no palco, o que tem sido a base da nossa reputação. Estamos muito ansiosos para finalmente levar essas apresentações malucas para o público estrangeiro e de brasileiros fora do Brasil”.
A primeira turnê europeia da Papangu e o próximo LP são impulsionados por duas aclamadas turnês nacionais que cobriram nove estados brasileiros e dezenas de cidades, com shows esgotados em locais nunca antes visitados pela banda. Apesar de um assalto sofrido após um dos shows, a comunidade musical se uniu para ajudar o grupo a se reerguer e recuperar equipamentos e merchandising. “Agora, essa energia positiva e a solidariedade moldam o caminho da banda para estes novos projetos”, conclui Marco.
O mais recente lançamento da banda – um álbum conceitual labiríntico, que narra as provações do lendário rei do cangaço – mostra a sonoridade própria da Papangu levada à fervura. Lampião Rei não só traz a intensidade que trouxe comparações a bandas como King Crimson Magma, mas também exibe orgulhosamente a brasilidade do grupo, que se inspira em artistas como Hermeto PascoalEdu LoboMilton Nascimento e Sepultura.
Com transições repentinas, porém cuidadosamente ensaiadas, de vocais guturais para harmonias vocais de forte sotaque nordestino, Lampião Rei captura uma energia imprevisível e visceral. O álbum foi gravado pelo engenheiro Fernando Sanches, ganhador do Grammy Latino, em São Paulo, mixado pelo produtor berlinense Richard Behrens e masterizado pelo arquiteto sonoro Andrea Petucco. As participações especiais de membros do Test, DeafkidsJaguaribe CarneMagma e Ad Nauseam acrescentam camadas de subversão ao disco. Por sua vez, Holoceno, álbum de estreia do grupo, também posicionou a Papangu na vanguarda do cenário do metal experimental da América do Sul.
Além de dividir o palco com grupos como MelvinsImperial Triumphant e Kayo Dot nos festivais ArcTanGent Complexity Fest, a Papangu terá a abertura de seus shows feita pela banda Sex Magick Wizards (Noruega) em datas selecionadas.
Os ingressos estarão à venda a partir de sexta-feira, 28 de março de 2025, às 09:00 (horário de Brasília).