Coluna Notas Musicais

Leia ainda na coluna do Tio Colorau sobre Pacífico Mascarenhas, o novo disco de Gal Costa e Arlindo Cruz

Por: Tio Colorau

* I – No ano de 1956, um jovem de 21 anos, Pacífico Mascarenhas, estava em férias na cidade de Diamantina (MG), onde conheceu outro jovem, também em férias na cidade, João Gilberto. Os dois se interessavam muito por música, assunto que os uniu a partir daquele momento.

* II – Num dos encontros, o baiano João Gilberto disse a Pacífico que estava extraindo um som diferente do violão, que exigia melhor técnica e conhecimento para fazê-lo, mostrando-lhe então alguns acordes. O mineiro que viu a bossa nova nascer em sua frente morreu no último dia 9, aos 89 anos.

* O produtor Mariozinho Rocha conta que lá nos anos 70 gostou da versão que a então banda Os Famks fez de “Sapato Velho”, do Quarteto em Cy. Ele notou que os meninos tinham talento e então resolveu promovê-los. Pediu apenas que mudassem o nome da banda, e como estavam falando de nova roupagem, sugeriu Roupa Nova. Acataram.

* A diva pop Madonna se apresentará na praia de Copacabana no próximo dia 4 de maio. O Copacabana Palace, que receberá a cantora, está correndo para construir três academias de ginástica, atendendo assim as exigências da estrela pop. Entre os pedidos, um ringue de boxe.

* A gravadora Biscoito Fino tem um disco pronto de Gal Costa, que morreu em 2022, aos 77 anos. Trata-se da gravação do último show da cantora, em setembro de 2022, no Festival Coala. O disco ainda não foi lançado em razão das incertezas da gravadora ante a disputa entre o filho de Gal, Gabriel, e a viúva, Wilma Petrillo.

* Para o escritor e crítico musical Daniel Rezende, a banda britânica Radiohead foi a última grande novidade do mundo do rock, sobretudo a partir do disco “Ok Computer”, de 1997, que trouxe um som novo, bem diferente. Ele defende que de lá para cá não houve nenhuma outra banda que revolucionasse a música no sentido de inovações.

* I – O compositor Paulo Sérgio Valle conta que a canção “Viola Enluarada” (1968) foi censurada quando já estava tocando nas rádios. Da noite para o dia sua execução foi proibida. Ninguém entendeu nada. Alguns meses depois, contudo, algo muito curioso aconteceu…

* II – Valle diz que estava assistindo pela TV ao desfile do Dia da Independência em Brasília quando, para sua surpresa, a banda do Exército passou tocando a canção. Ou seja, foi autorizada a gravação, depois foi proibida a execução e por fim liberada novamente, e tocada pelo Exército. Valle frisou a incoerência dos censores ao relatar esse fato.

* A canção “Meu Amigo Pedro” (1976), escrita por Raul Seixas e Paulo Coelho, refere-se, na verdade, a duas pessoas. Os versos escritos por Raul foram inspirados no irmão, o engenheiro elétrico Plínio Seixas, um careta. Já Paulo Coelho se inspirou no pai, Pedro Coelho, que não o deixava “viver sua loucura”.

* A música “O Show Tem que Continuar”, da banda Fundo de Quintal, foi lançada em 1988. Até hoje é o maior sucesso de Arlindo Cruz, seu compositor; já “The Show Must Go On” (mesma frase, só que em inglês), último grande sucesso do Queen, foi lançada em 1991, no disco Innuendo.