* I – A canção “Jura”, tema de abertura da novela O Cravo e a Rosa, de 2000, na voz de Zeca Pagodinho, completará cem anos em 2029. Ela foi escrita por José Barbosa da Silva (Sinhô) em 1929, gravada neste mesmo ano por Mário Reis, versão que pode ser ouvida nas plataformas de músicas.
* II – Também é de Sinhô outra canção que ouvimos muito na voz de vários cantores: “Gosto que me Enrosco”, aquela que inicia com o verso: “Não se deve amar sem ser amado”. Essa canção traz uma frase curiosa: “Deus me livre das mulheres de hoje em dia”. Curiosa por se tratar de uma canção escrita há quase 100 anos.
* Em 2004, no dia 8 de dezembro (dia do assassinato de John Lennon), o jovem Nathan Gale matou a tiros o guitarrista e fundador do Pantera, Dimebag Darrel, então com 38 anos. Na mesma ocasião ele matou outras três pessoas e feriu mais 15. Só parou após a intervenção de um policial, morrendo na sequência. Até hoje ninguém sabe a motivação do crime.
* I – Raul Seixas lançou “Trem das 7” em dois discos de estúdio, única canção do seu repertório gravada em duplicidade. A primeira versão, e também a mais conhecida, foi lançada no disco “Gita”, de 1974. Já a segunda, que foi bem pouco executada, foi lançada no disco “Metrô Linha 743”, de 1984, com a grafia um pouco diferente: “Trem das Sete”.
* Raul também gravou uma versão em inglês para a música, intitulada “Morning Train”, incluída no disco póstumo “20 Anos sem Raul Seixas”. O cantor e compositor era fascinado por trens, tema recorrente em suas músicas. Ele era filho de um engenheiro da estrada de ferro e por isso sempre usou muito o transporte, acompanhando o pai.
* Nos anos 60, a Rádio Guanabara transmitia ao vivo, a partir de seu estúdio, o programa de auditório Os Brotos Comandam, com Carlos Imperial. O curioso é que o primeiro quadro era de mímica, para o auditório adivinhar a música. Pois é, mímica num programa transmitido via rádio, mas de algum jeito dava certo. O quadro era sucesso.
* Em 1959, Marty Robbins lançou o disco “Gunfighter Ballads and Trail Songs”, uma das pedras fundamentais da canção country. A faixa “El Paso” ganhou o primeiro Grammy para uma musica nesse “novo” estilo musical. Além de cantor, Marty também foi ator, apresentador de TV, escritor e piloto de stock-car. Ele morreu em 1982, aos 57 anos.
* “Ao contrário de Elis Regina e Wilson Simonal, colegas de início de estrelato no Beco das Garrafas, Jorge Benjor compunha seu próprio material e se acompanhava com o violão. Não precisava de músicas de ninguém, nem de músicos: sozinho, era uma banda”. (Nelson Motta, in Noites Tropicais).
* I – A marchinha “Teu Cabelo não Nega”, de Lamartine Babo, gravada em 1931, foi parar no STF à época, em contenda ajuizada pelos verdadeiros autores, os irmãos pernambucanos João e Raul Valença. A Corte decidiu que, de fato, Lamartine garfou a letra. Os irmãos ganharam uma boa grana, paga pela gravadora Victor.
* II – Cem anos depois, a marchinha continua suscitando polêmicas. Desta feita por causa do verso: “Mas como a cor não pega, mulata/Mulata eu quero o seu amor”, de cunho racista, apesar de Tárik de Souza, renomado crítico musical, defender que o verso não é racista, mas o contrário, contra o racismo. Não consigo ver como.
