Coluna Notas Musicais

E ainda: a pressão do produtor Mayrton Bahia sobre Renato Russo em relação à música “Angra dos Reis”

Por: Tio Colorau

* I – Em 1995, aproveitando um período de férias nos Titãs, Branco Melo e Sérgio Brito decidiram se aventurar num projeto paralelo, com músicas ainda mais pesadas do que as dos discos “Tudo ao Mesmo Tempo Agora” e “Titanomaquia”. Para formarem um trio escolheram, via seleção, a baterista Roberta Parisi, de 19 anos.

* II – No trio, de nome Clayderman, Branco Melo tocava baixo e Sérgio Britto, guitarra; além de Roberta Parisi na bateria, como já mencionado. Eles lançaram um único disco, “Com el Mundo a Mis Pies”, disponível nas plataformas de streaming. Um som sujo, com vocais gritados, bateria acelerada e guitarra tonitruante.

* Em entrevista à revista Billboard Brasil, o cantor e compositor Xande de Pilares mostrou certa mágoa com o cantor Bruno, da dupla com Marrone. Ele conta que certa vez, num show em Fortaleza, foi cumprimentar o músico, que lhe tratou com enorme desdém. “Senti uma certa soberba por parte do sujeito”, disse.

* I – O novo Sem Censura tem dedicado bastante espaço à música. Todos os dias há um cantor ou compositor entre os entrevistados e às sextas-feiras o programa é inteirinho dedicado a um artista ou banda. Na primeira semana a homenageada foi Gal Costa.

* II – O novo Sem Censura, apresentado por Cissa Guimarães, vai ao ar de segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil. Os músicos entrevistados na primeira semana foram Xande de Pilares, Dudu Nobre, Ceiça Moreno, Rubel e a Filipe Catto.

* O advogado mossoroense José Luís Lima reuniu nomes de peso do cancioneiro nordestino no seu aniversário, dia 1.º de março. Entre os presentes estavam Ivanildo Vila Nova, autor de “Nordeste Independente”; Maciel Melo, de “Caboclo Sonhador”; Nonato Neto, da extinta dupla Os Nonatos; Oliveira de Panelas, Dideus Sales etc.

* I – O produtor Mayrton Bahia, que trabalhou em vários discos da Legião Urbana, disse ao podcast Corredor 5, que orginalmente a canção “Angra dos Reis”, do disco “Que País É Este?” (1987) seria apenas instrumental. Ele, contudo, insistiu junto a Renato Russo para ele colocar uma letra em cima daquela melodia feita por Bonfá.

* II – Renato disse que estava com preguiça e que seria melhor ficar apenas no instrumental mesmo. Bahia então fincou pé e disse que o disco só sairia se ele fizesse a letra. Renato saiu do estúdio espumando de raiva, batendo a porta. Noutro dia chegou com um papel amassado e o jogou em cima do produtor: “Esta aí sua letra”.

* I – A canção Ideologia, lançada em 1988 no disco que leva esse nome, fala sobre a decepção de um jovem que não consegue mudar o mudar. Num dos trechos diz que aquele garoto idealista hoje frequenta as festas do grand monde. Mas o que é grand monde?

* II – A expressão, de origem francesa, refere-se às festas que reúnem a alta sociedade, a elite. Já houve quem dissesse que Grand Monde seria o nome de uma extinta boate LGBT em São Paulo, conhecida por poucos, mas não há nada que comprove essa informação.