Os militantes do movimento hip hop estão solicitando serem recebidos pelo presidente Lula no dia 11 de agosto. Isso ocorre porque neste ano se comemora 50 anos de hip hop no mundo e 40 no Brasil. No entanto, ainda não houve uma confirmação sobre a agenda do presidente. Sem uma certeza sobre a data, cada estado tem se movimentando diante de uma incerteza se o encontro acontecerá.
O objetivo deste encontro é fazer com que o movimento hip hop se torne Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Com a junção de todos estados, foram entregues 2033 páginas reunindo a história do movimento em torno do país.
O Rio Grande do Norte tem se reunido constantemente para decidir os critérios para enviar os seus representantes. Para isso, tem sido importante a mobilização de parlamentares, para garantir os recursos, além de buscarem apoios por via de outras iniciativas públicas e privadas.
Além disso, os membros do movimento hip hop do Rio Grande do Norte estão buscando formar uma Frente Parlamentar em defesa do Movimento Hip Hop. Atualmente, dois estados já conseguiram essa Frente Parlamentar em defesa da Cultura Hip Hop: Rio de Janeiro e Distrito Federal. Em ambos estados, o Hip Hop já considerado Patrimônio Imaterial. Antes disso, o estado de Pernambuco já havia uma Frente Parlamentar.
A Frente Parlamentar tem o intuito de defender a Cultura Hip Hop e garantir políticas públicas para os seus militantes. Já houve ações para este fomento ao longo do ano. Uma das primeiras ações foi a aprovação do Dia Estadual do Hip Hop, em um projeto de lei da deputada Isolda Dantas, em que foi estabelecido o dia 15 de abril como a data para essa celebração. Além disso, já há uma garantia de recurso via emenda parlamentar da deputada Isolda para celebrar um evento de hip hop no final do ano em Currais Novos.