Você já deve ter ouvido que o Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho por conta do histórico Live Aid, aquele megafestival beneficente de 1985 que reuniu nomes como Queen, U2, Led Zeppelin, David Bowie, The Who e tantos outros em shows simultâneos na Inglaterra e nos Estados Unidos. E é verdade. Mas essa celebração só ganhou corpo e virou tradição graças à força das rádios brasileiras.
Foi aqui, no Brasil, que a data, originalmente sugerida por Phil Collins, começou a ser realmente comemorada, quando emissoras especializadas no som pesado da capital paulista decidiram transformar aquele dia épico em um marco anual do rock’n’roll. A rádio paulista 89 FM foi uma das principais vozes desse movimento, promovendo desde 1986 especiais, maratonas, campanhas e transmissões voltadas a celebrar o gênero que mudou gerações.
Apesar de não ter reconhecido como “dia mundial” em outros países, o 13 de julho virou um símbolo de resistência, atitude e paixão pelo rock. E se o rock é uma religião, o Dia Mundial do Rock é aquele dia especial da galera que curte um som de qualidade o ano todo.
Então pode aumentar o volume, tirar aquela camiseta da sua banda favorita do armário e celebrar com a gente: hoje é o nosso dia. É um dia do rock totalmente brasileiro e pode chamar ele de Dia Mundial do Rock