Imagem: Wagner Moura conquista o Globo de Ouro por ‘O agente secreto’ — Foto: Rich Polk/2026GG/Penske Media via Getty Images
Deu Brasil! Wagner Moura conquistou o Globo de Ouro de melhor ator de filme de drama pelo trabalho em “O agente secreto”, de Kleber Mendonça Filho. Ele se tornou o primeiro ator brasileiro premiado na cerimônia, seguindo os passos de Fernanda Torres, que venceu no ano passado o troféu entre as mulheres pelo trabalho em “Ainda estou aqui”, de Walter Salles.
Ao caminhar para o palco, Wagner foi abraçado por Adam Sandler e Julia Roberts. Em seu discurso, agradeceu ao diretor do longa, que também venceu o prêmio de melhor filme de língua não inglesa.
“Kleber Mendonça Filho, você é um gênio e você é meu irmão. ‘O agente secreto’ é um filme sobre a falta de memória e o trauma geracional. Penso que se o trauma pode passar de geração em geração, valores também podem”, disse o ator, em inglês.
Antes de terminar, ele passou para o português:
“Para todo mundo no Brasil assistindo isso agora. Viva o Brasil! Viva a cultura brasileira!”
O astro baiano disputava com Joel Edgerton (“Sonhos de trem”), Michael B. Jordan (“Pecadores”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“Coração de lutador: The Smashing Machine”) e Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do desconhecido”).
Este é o terceiro prêmio importante recebido por Wagner pelo trabalho em “O agente secreto”. Ele também conquistou os troféus de melhor ator no Festival de Cannes e na premiação da Associação de Críticos de Cinema de Nova York.
Wagner conquista seu primeiro Globo de Ouro em sua segunda indicação. Ele concorreu em 2016 ao prêmio de melhor ator em série de drama por “Narcos”.
O brasileiro foi acompanhado na premiação pela esposa Sandra Delgado e pela equipe de “O agente secreto”: o diretorKleber Mendonça Filho, a produtora Emilie Lesclaux, os atores Alice Carvalho e Gabriel Leone, a distribuidora Silvia Cruz, além de Fionnuala Jamison, da MK2 e Fred Burle, da One Two Films, coprodutores internacionais do filme.
Em “O agente secreto”, Wagner interpreta Marcelo, Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna ao Recife em busca de um pouco de paz e de uma reconexão com o filho. No Brasil de 1977, o homem tenta deixar um passado misterioso para trás.
