A Paraíba vive um momento rico e prolífico de produção musical e Seu Pereira e Coletivo 401 é um de seus expoentes. O trabalho calcado no repertório autoral vem conquistando espaço e prestígio dentre o público de uma maneira significativa, já que o grupo não possui uma grande gravadora e usa a internet como sua principal ferramenta de divulgação. O grupo também lançou seus trabalhos em versão física e estará tocando nesta sexta-feira (16) na cervejaria Cabocla, a partir das 21h. Os ingressos custam R$ 40 (mais taxas).
Seu Pereira e Coletivo 401 existe desde 2009/2010, surgindo da união de amigos que em comum tinham um transporte coletivo em comum, o 401, que cruza a capital paraibana até o bairro Altiplano. O ônibus foi tema para o quadrinista Mike Deodato Jr., que desenvolveu a capa do primeiro disco do grupo, lançado em 2012, uma alegoria que ilustra bem a pluralidade do trabalho musical de Seu Pereira e Coletivo 401, marcado pelo hibridismo musical e pelo olhar atento à vida cotidiana.
A banda apresenta um trabalho pautado na originalidade de suas canções autorais com uma força poética marcante. Ritmo híbrido e músicas que retratam o cotidiano, eles navegam pelo rock, sambafunk e MPB. As letras da banda são crônicas da vida de personagens reais, que moem suas angustias, desejos e dúvidas nos automóveis e coletivos lotados. O som do Seu Pereira carrega o balanço e a freada brusca. É baião nervoso, é samba rock nordestino e funk Paraíba.