Single

Com um trabalho autoral que transita entre rap, trap, pop, funk e r\&b, Ravia se destaca por uma abordagem híbrida, contemporânea e profundamente sensível, misturando música, audiovisual e performance com forte identidade

Por: Redação

A multiartista potiguar Ravia acaba de lançar o single Amor Barato, um trabalho que marca uma nova fase de sua trajetória artística e que chega ao público por meio da Lei Paulo Gustavo 2023. Com um beat envolvente, lirismo afiado e uma produção estética apurada. A música está disponível no perfil da artista nas plataformas digitais e o clipe oficial acaba de sair no canal da Ravia no YouTube.

Ravia é o nome artístico de Aline Sarmento, artista nascida em Natal (RN) com raízes em Pernambuco. Com um trabalho autoral que transita entre rap, trap, pop, funk e r\&b, Ravia se destaca por uma abordagem híbrida, contemporânea e profundamente sensível, misturando música, audiovisual e performance com forte identidade. Com mais de 20 faixas lançadas e 115 mil streams nas plataformas digitais, a artista canta sobre identidade, empoderamento, amor e resistência, unindo crítica social e poesia urbana.

Desde 2019, Ravia vem consolidando seu nome na cena alternativa nordestina, com passagens por festivais como DoSol (2021 a 2024), Festival Rapresenta, Festival Vermelho, Festival Pôr do Som, RN Music 360, Cenas da Periferia, Hip-Hop Potiguar e outros. Reconhecida por sua presença de palco autêntica e entrega performática impactante, ela é hoje uma das principais vozes femininas do rap no Nordeste.

Para a potiguar, Amor Barato representa uma transição no amadurecimento artístico após um período de recolhimento e experimentação criativa. “Essa é, sem dúvida, a minha maior produção até agora. Depois de um tempo mais introspectiva, estudando, criando, testando, sinto que entrei numa nova fase. Mesmo tendo feito a composição dessa letra a alguns anos, a construção da obra como um conjunto faz parte desse novo processo. Esse single é o começo de uma nova era que antecede meu primeiro álbum de estúdio, Relógio de Areia”, afirma.

A canção surgiu a partir de uma base instrumental assinada por Rui Beatz. “Desde a primeira vez que ouvi esse beat, eu soube que precisava criar algo. O processo foi super fluido, as melodias vieram naturalmente. Um dos meus trechos favoritos é: ‘foi debitado, arrumei suas estantes como bibliotecário, classifique nosso lance como amor barato’. É uma referência à minha graduação em Biblioteconomia, então tem um valor pessoal simbólico pra mim, onde mais uma vez a arte se mistura com outros lados da vida”, conta a artista.

Ravia também atuou na produção e na direção criativa do projeto via Bruhma, sua produtora, junto com a A Ponte Produções. O videoclipe tem direção de Ádila Santos e fotografia de Sueylane Cris. A produção musical tem direção vocal de Kelyton Luan, beat de Rui Beatz, guitarra de Neto Batoreh, e mix/master de Alef Beatz.

“A equipe foi essencial pra tornar tudo isso possível. Trabalhar com pessoas que entenderam minha visão foi decisivo pra construir algo tão bonito. Estou muito animada com esse lançamento e ainda mais por saber que é só o começo”, diz Ravia.

Celebrando seis anos de carreira em 2025, Ravia também antecipa o álbum Relógio de Areia, atualmente em produção. “Pela primeira vez, sinto que estou exatamente onde queria estar: mais madura, mais inteira. Estou me dedicando profundamente a outras linguagens, como o teatro e o cinema, e isso tem influenciado diretamente minha música. Tenho criado até faixas onde transformo minha própria voz em instrumento. Tudo isso está moldando um som cada vez mais meu.”

Além do single e do videoclipe, a multiartista também vai realizar shows no dia 04 de julho no Molotov Drinks e 12 de julho no Reduto Cultural. “Depois de um tempo mais nos bastidores, sinto como se estivesse renascendo ao voltar aos palcos trazendo comigo essas novas visões. Cada passo está sendo dado com muita intenção e direção”…