Coluna Notas Musicais

Leia também na coluna do Tio Colorau sobre a polêmica na banda Cansei de Ser Sexy, Celly Campelo e Humberto Gessinger

Por: Tio Colorau

* I – Imagine, estimado leitor, que um artista conseguisse que Lula e Bolsonaro subissem ao palco e apertassem as mãos. Bob Marley conseguiu. Num show em abril de 1978, ele chamou ao palco os ferrenhos adversários políticos Michael Manley (PNP) e Edward Seaga (JLP).

* II – A Jamaica vivia um momento conturbado, mais ou menos como o Brasil do presente. O clima causado pela polarização era o pior possível, inclusive com assassinatos de lado a lado. Foi nesse cenário que Bob Marley conseguiu que “Lula” e “Bolsonaro” subissem ao palco e apertassem as mãos. Pelo gesto ganhou uma medalha da ONU.

Scream & Yell - Cansei de Ser Sexy por Marcelo Costa

* I – A banda paulista Cansei de Ser Sexy (CSS, foto), que toca um pop-eletrônico com atitude punk, é mais uma que vive às turras com um ex-integrante, no caso, o compositor e baterista Adriano Cintra, que era o único homem da banda, e um de seus fundadores, também o autor de quase todas as canções dos três primeiros discos.

* II – O CSS tem um bom público no exterior. Em 2007, por exemplo, a banda fez quase 300 apresentações em vários países, uma média de 25 shows por mês, e foi justamente esse excesso de trabalho que fez Cintra deixar o grupo. Sem chegarem a um acordo, vivem brigando nos tribunais.

* “Hoje em dia, quando todos os motivos melódicos estão esgotados, quando todas as combinações musicais foram encontradas e exploradas, torna-se ridículo acusar de plagiário ao autor de um samba, de uma marcha, ou mesmo de uma canção”. (Oswaldo Santiago, compositor, em artigo publicado no ano de 1935).

* I – No final dos anos 1950, produtores da TV Record tiveram a ideia de lançar o primeiro programa brasileiro voltado para os jovens, inspirados na revolução musical causada pelo rock’n’roll na Inglaterra e EUA, onde, pela primeira vez, cantores e compositores faziam músicas voltadas para esse público.

* II – Assim surgiu o programa Jovem Guarda – nome inspirado numa coluna de jornal escrita por Ricardo Amaral – apresentado por Roberto Carlos, Erasmo e Wanderléa. O programa foi um sucesso estrondoso, catapultando a carreira de diversos artistas e bandas, como Jerry Adriani, Os Vips, Golden Boys. Enfim o Brasil tinha uma música jovem.

* A cantora Celly Campelo, pioneira do rock brasileiro com “Banho de Lua” e “Estúpido Cupido”, foi a primeira opção para apresentar o programa Jovem Guarda, mas, apesar da proposta tentadora, declinou do convite. Aos 23 anos ela já tinha abandonado a música e ido viver pacatamente em Taubaté, ao lado do marido.

* I – Eu sempre achei estranho o fato de Humberto Gessinger, Engenheiros do Hawaii, usar a palavra “Augustinho” quando fala sobre o ex-guitarrista da banda, vez que o uso do diminutivo, de forma geral, denota carinho e intimidade, o que não existe na relação entre eles, sobretudo após a conturbada saída do músico da banda.

* II – Dia desses, contudo, eu meio que entendi o motivo. Apesar de sempre ter se apresentado como Augusto Licks, seu nome de batismo é Augustinho. Assim, ao que parece, ele não gosta do nome de registro. Suspeito então que Humberto Gessinger assim o chama para chateá-lo.