Coluna Notas Musicais

Leia também na coluna do Tio Colorau sobre a nova rádio de Roberto Carlos, Guns ´n´Roses, Mariah Carey entre outras curiosidades

Por: Tio Colorau

* Lançado em 1987, “Appetite for Destruction”, do Guns N’Roses, ainda mantém a marca de disco de estreia mais vendido da história da música, com 40 milhões de cópias, 18 milhões só nos EUA. O primeiro sucesso foi “Welcome to the Jungle”, depois vieram “Sweet Child O’Mine” e “Paradise City”.

* A canção de fim de ano da TV Globo, “Um Novo Tempo”, foi escrita por Nelson Motta e Paulo Sérgio Valle, com melodia de Marcos Valle. A gravação foi feita por MPB4 e Quarteto em Cy, que tiveram as vozes quadriplicadas na produção para dar a impressão de coro. A primeira veiculação foi em 1971.

* Roberto Carlos lançará nos próximos meses a sua própria estação de rádio, já nomeada Rádio Clube Roberto Carlos (RCRC). A programação contará exclusivamente com suas músicas, cantadas por ele ou intérpretes. Ele também gravará depoimentos contando as histórias de suas canções.

* Em 1945, o filme “Dançarina Loira” concorreu ao Oscar na categoria “Melhor Trilha Sonora”. Uma das canções da película era “Se Acaso Você Chegasse”, de Lupicínio Rodrigues, mas não creditada na ficha técnica. O filme não levou a estatueta, mesmo assim até hoje a família do compositor luta pela inserção da música nos créditos do filme.

* Nos anos 40, Lamartine Babo escreveu os hinos populares de 11 times do Rio de Janeiro, incluindo os quatro grandes. Um dos mais bonitos é o do América, seu time de coração, mas muitos dizem que a melodia foi tirada da canção “Row Row Row”, de 1912, que fez sucesso na voz de Craig Douglas. De fato, são bem semelhantes mesmo.

* I – A canção de Natal “All I Want for Christmas Is You”, de Mariah Carey, rende à cantora em torno de R$ 12 a 15 milhões todos os anos. É a canção natalina mais reproduzida nas plataformas de streaming. Ela foi lançada em outubro de 1994, no disco “Merry Christmas”, quarto álbum de estúdio da cantora.

* I – Lançado em 1979, o LP “Frevo Mulher”, de Amelinha, traz as primeiras gravações da própria “Frevo Mulher”, de “Galope Rasante”, ambas de Zé Ramalho; e também de “Dia Branco”, Geraldo Azevedo; Elba Ramalho faz backing vocal em três canções, inclusive em “Dia Branco”.

* II – O disco é quase um “Grande Encontro”, vez que Zé Ramalho e Geraldo Azevedo, além das músicas que compuseram, tocam algum instrumento em todas as faixas. Na ficha técnica ainda aparece Dominguinhos e excelentes músicos da época. Fagner contribuiu com “Santa Teresa” e também com o instrumental em várias canções.

* I – O filme “Menino do Rio” nada tem a ver com a música de mesmo nome. Esta foi escrita por Caetano Veloso e gravada por Baby Consuelo para a abertura da novela “Água Viva”, de 1980. Caetano se inspirou no surfista Petit, habitué das noites cariocas naquele tempo.

* II – Já o filme, produzido por Bruno Barreto e com André de Biasi, Cláudia Magno e Evandro Mesquita no elenco, era uma comédia para o público jovem. A trilha sonora trouxe duas canções que se tornaram clássicos: “De Repente Califórnia” e “Garota Dourada”, ambas escritas por Nelson Motta, diretor musical do filme.