Um dos patrimônios culturais mais importantes do Rio Grande do Norte, o Museu Histórico Lauro da Escóssia foi contemplado com o Programa de Iluminação Cultural 2025 do Instituto Neoenergia. Dividido em três eixos, o programa contempla o projeto luminotécnico com foco na valorização cênica e arquitetônica do empreendimento; ação de educação patrimonial, que envolve alunos e professores da Rede Municipal de Ensino das zonas urbana e rural; além de uma intervenção cultural que celebrará a história, a memória e a capacidade criativa dos participantes em novembro.
Mais de 300 alunos, divididos em 12 escolas da rede municipal, estão envolvidos no programa. Eles são acompanhados por 28 professores que foram sensibilizados para trabalhar os temas relacionados à memória, presente e futuro. Nesse eixo, os estudantes foram estimulados, a partir do patrimônio histórico e cultural existente no Museu Histórico Lauro da Escóssia, a retratarem a Mossoró do passado, a do presente e a cidade que desejam para o futuro.

“Ampliar o conhecimento de crianças e jovens sobre a importância de se preservar e valorizar o patrimônio cultural brasileiro está alinhado ao nosso compromisso de gerar mais oportunidades para as comunidades potiguares. Essa é a energia que o programa leva às localidades para impulsionar a inclusão social fortalecendo a conexão das pessoas com a identidade de suas regiões”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
A proposta da Educação Patrimonial é preservar a memória coletiva, fortalecendo a conexão dos moradores com a identidade local a partir de curiosidades sobre o acervo do museu, personalidades históricas locais e práticas de educação. Os estudantes participam de atividades que incentivam a compreensão, o pertencimento e o cuidado com o patrimônio histórico e cultural.
“O projeto luminotécnico, uma parceria entre o Instituto Neoenergia e as secretarias municipais de Educação e Cultura, além de promover a divulgação do acervo histórico e cultural do nosso Museu, trata da educação patrimonial visando promover o entendimento, a valorização da identidade, da memória e da diversidade cultural. E, sobretudo, a importância da preservação do patrimônio cultural busca conectar os nossos alunos à sua história, à sua identidade cultural e à história da cidade”, destaca Leonardo Dantas, secretário de Educação de Mossoró.
Personagens da história mossoroense como o prefeito Rodolfo Fernandes; o fotógrafo Manuelito Pereira; o jornalista Lauro da Escóssia, e a professora Celina Guimarães Viana inspiram os estudantes a criarem projetos – em formato jornalístico – que envolvem temas relacionados às suas vivências individuais e/ou coletivas.
Programa
Criado em 2015 pelo Instituto Neoenergia, o Programa de Iluminação Cultural já está em sua oitava edição. O objetivo é contribuir com a conservação e preservação de edificações emblemáticas do país, valorizando seu legado histórico. Ao instalar uma nova iluminação ecoeficiente em construções históricas brasileiras, o projeto também ajuda a estimular o desenvolvimento socioeconômico e o turismo sustentável, principalmente, nas regiões onde a Neoenergia está presente.