O II Cine Árido – Mostra Audiovisual do Semiárido abre sua programação nesta terça-feira (19), em Mossoró, com mostras competitivas de filmes, nas categorias infantil, universitário e originários, e uma sessão especial do filme “Lua Cambará: nas escadarias do Palácio”, de Rosemberg Cariry e que tem a atriz mossoroense Tony Silva em seu elenco. O evento começa nesta terça e segue até quinta-feira, com programação gratuita no Sesc Mossoró. A mostra é uma ação do curso de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
As atividades começam a partir das 9h, com exibição dos curtas metragens infantis: Pó de palha, de Elisangela da Silva (BA); Azul Celeste, de Lori Queiroz (PE); Metamorfose, de Raquel Queiroz (RN); Angolinha, de Catarina Calungueira (RN); Cinderela Nordestina, de Janiglécia Tavares (PB); e Menina Semente, de Túlio Beat (PE). A entrada é gratuita. No período da tarde, a partir das 13h30 serão exibidos filmes das mostras Universitária e Originários: Por Você, de Gabriel Guimarães (RN); Dança de Recordações, de Emanuel de Matos (BA); Nuance, de Ana Rita Gama Santos (BA); E no final, quem fica?, de Samuel Dompierry (BA); Destinos Cruzados, de Igor Souza (BA); Estamos vivos e atentos, de Edilene Payayá, Sarah Payayá, e Alejandro Zywica (BA), e Encantarias do Sertão: Kayapora, de Sete Payayá (BA).
À noite acontecerá a solenidade de abertura, a partir das 18h, com sessão especial do filme “Lua Cambará: nas escadarias do Palácio”. O filme, de 1996, é o primeiro longa-metragem com atuação da atriz mossoroense Tony Silva, homenageada nesta edição do Cine Árido. Após o filme, haverá um bate-papo entre ela e o diretor do filme, o cineasta cearense Rosemberg Cariry, convidado do evento.
O II Cine Árido é uma realização do projeto de extensão Vozes do Semiárido, do curso de Jornalismo da Uern, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital operacionalizado pelo Ministério da Cultura, e pelo Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado da Cultura e Fundação José Augusto. O evento conta com apoio da Uern, do SESC RN e da Grão de Cinema. Mais informações em www.cinearido.com.br