* O Brasil também teve lá suas bandas que se arriscaram no movimento grunge. Uma delas é a carioca Second Come (imagem em destaque), liderada por Fábio Leopoldino. O som era uma mistura de pós-punk, grunge e psicodelia. Vale à pena sacar o disco “Superkids, Superdugs, Supergods and Strangers”, de 1994, que saiu pelo selo Rock it!, de Dado Vila Lobos.
* I – O site Loudwire se valeu de dados do aplicativo Spotify para descobrir as bandas de heavy metal mais tocadas em cada país. Os resultados mostram que quando se trata desse estilo musical as populações preferem as bandas locais.
* II – No Brasil, a preferida é a mineira Sepultura; no Reino Unido é o Black Sabbath, percursores do estilo; na França, Gojira; na Alemanha, Rammstein; na África do Sul, a XavlegbmaofffassssitimiwoamndutroabcwapwaeiippohfffX (o nome é esse mesmo, não sambei no teclado).
* I – O primeiro disco da banda Raimundos, homônimo, completou 30 anos de lançamento no último dia 2 de abril. O álbum saiu pela Banguela Records, um selo criado pela banda Titãs. Inclusive, alguns músicos da banda paulista participaram das canções, assunto que já tratei numa coluna anterior.
* II – De quando em vez escuto esse disco, cujas letras sei de cor. Ele foi um dos marcos da geração anos 90, a minha, assim como Usuário (Planet Hemp), Sobrevivendo no Inferno (Racionais MC’s) Nevermind (Nirvana), Ten (Pearl Jam) e Use Your Illusion I e II (Guns N’Roses).
* A canção “A Resposta da Mariquinha”, de Sandy & Júnior, é uma regravação. A original foi lançada em 1969 pela dupla Zé do Rancho & Mariazinha, avós maternos da então dupla mirim. Os caipiras também participaram da canção “2.001”, da banda Os Mutantes. A história foi contada pelo próprio Júnior, em seu Instagram.
* Em entrevista ao canal MinhaBsb, a irmã de Renato Russo, Carmem Teresa, disse que ele admirava muito o pai, por ser um homem correto, íntegro, apesar de não ser afetuoso e carinhoso. Segundo ela, o irmão resume essa situação na frase “Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa”, que encerra a canção “Há Tempos”.
* A Portela anunciou o enredo do desfile de 2025. Pela primeira vez a escola homenageará uma pessoa viva, o cantor e compositor Milton Nascimento. O tema será “Cantar será buscar o caminho que vai dar no Sol”, inspirado num verso da canção “Nos Bailes da Vida”.
* Em entrevista para o livro “Wind of Change – A História do Scorpions”, o baterista Herman Rarebell revelou que a banda foi democrática até o lançamento do disco “Crazy World” (1990). Depois daí o cantor Klaus Meine avisou aos demais que ele seria o único compositor da banda. Tal decisão motivou, anos depois, a saída do baterista, que se viu com um inútil.
* Completou-se ontem, 5, 30 anos da trágica morte do cantor e compositor Kurt Cobain, que revolucionou o mundo da música nos anos 90 com sua banda Nirvana, expoente do movimento grunge. Cobain tirou a sua própria vida aos 27 anos. Seu corpo só foi encontrado dois dias depois, por um eletricista.