Audiovisual

A produção audiovisual estreia nesta quarta (11), no Canal Bis, às 20h (e no dia seguinte no Globoplay). Ao longo de cinco episódios, lançados semanalmente, sempre às quartas-feiras, até o dia 9 de outubro, o público é banhado pela arte de Arnaldo e Vitor no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)

Por: Redação

O que começou como um mergulho introspectivo nas próprias lágrimas se transformou em um mar de emoções coletivas quando Arnaldo Antunes e Vitor Araújo lançaram o disco Lágrimas no Mar, em 2021. Após realizarem a turnê que  percorreu o Brasil, a Europa e os Estados Unidos entre os anos de 2022, 2023 e 2024 e lançarem a versão ao vivo do álbum em abril deste ano, o cantor e compositor paulistano e o pianista pernambucano mergulham ainda mais profundamente neste projeto e anunciam a série Lágrimas no MAM. A produção audiovisual estreia no dia 11 de setembro, no Canal Bis, às 20h (e no dia seguinte no Globoplay). Ao longo de cinco episódios, lançados semanalmente, sempre às quartas-feiras, até o dia 9 de outubro, o público é banhado pela arte de Arnaldo e Vitor no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Essa conexão resulta em um show intimista na Capela do local, com versões de músicas que marcaram a carreira de Arnaldo, como “Socorro”, “O Pulso”, “Longe” e uma apresentação arrebatadora de “O Real Resiste”. Além disso, mais de 50 músicas integram o repertório da série.

Esses encontros aconteceram em dezembro de 2022, quando os artistas foram convidados pelo curador Daniel Rangel a fazer uma ocupação de 15 dias no museu. “Daniel abriu-nos a possibilidade de ocuparmos várias áreas do museu com outras atividades e ficamos muito excitados com esse convite. Então aproveitamos o belíssimo espaço projetado por Lina Bo Bardi para ampliar nosso projeto, que acabou se tornando essa série”, explica Arnaldo.

O público é apresentado a outras diversas manifestações artísticas vividas no local para além da apresentação do duo. Com imagens que transitam entre a imensidão do mar de Salvador e a intimidade dos encontros musicais de Arnaldo e Vitor, a série também mostra performances de poemas e artes visuais (instalações, caligrafias, colagens e impressões em serigrafia) feitas pelo cantor; performances sonoras de Vitor, além de experimentações inovadoras de seus arranjos para piano; bate-papos sobre seus processos de criação e participações especiais do compositor Cézar Mendes, da artista visual Marcia Xavier e de Celeste, Brás e Tomé (filhos de Arnaldo), em conversas e números musicais. “Além do concerto na capela, levamos o piano para outros espaços, como o píer, onde executamos algumas músicas extras que não estavam no roteiro do show. Fizemos uma performance poética na icônica escada em espiral de Lina Bo Bardi e Vitor realizou uma performance usando o acaso da queda de bolinhas de madeira lançadas do alto sobre as teclas do piano para compor uma peça experimental”, conta o cantor e compositor.

Tamanha diversidade é fundamentada no pilar que regeu toda a criação do disco: a simplicidade do autêntico. “O título Lágrimas no Mar tem essa coisa de expressar o máximo com o mínimo. E nós também, apenas com voz e piano, com economia de notas e síntese das letras, atingimos uma grande eficácia emocional. Gravamos tudo com muita comoção”, diz Arnaldo. “É bonito esse paradoxo musical, tem um lugar de gigantismo que só pode ser alcançado com o mínimo”, completa Vitor.

Com nove canções, sendo quatro inéditas (a faixa-título, “Enquanto Passa Outro Verão”, “Umbigo” e “A Não Ser”), o álbum foi um sucesso de crítica e marcou a carreira dos dois com a descoberta de uma nova linguagem em comum.

A série Lágrimas no MAM é dirigida por Rafael Gomes, com produção de Rosa Celeste, Fabulosa Figura e Substância Filmes; e roteiro assinado por Arnaldo Antunes, Daniel Rangel, Rafael Gomes e Vinicius Prado Martins.

FICHA TÉCNICA
Produção: Rosa Celeste, Fabulosa Figura e Substância Filmes
Participações especiais: Márcia Xavier, César Mendes, Celeste Moreau Antunes, Brás Moreau Antunes e Tomé Moreau Antunes
Direção: Rafael Gomes
Roteiro: Arnaldo Antunes, Daniel Rangel, Rafael Gomes e Vinicius Prado Martins
Montagem: Vinicius Prado Martins
Montagem adicional: Helena Chaves
Direção de fotografia: Marcelo Brito
Colorista: Guilherme Fuchs
Edição de som e mixagem: Bruno Giorgi, no estúdio O Quarto
Captação de som – músicas: Gabriel Leite e Gabriel Spazziani
Produção: Bruno Cupim, Caru Zilber, Henrique Carvalhaes e Ricardo Cavalcanti

SHOW LÁGRIMAS NO MAR
Cenografia e projeções: Marcia Xavier
Iluminação: Anna Turra
Engenheiros de som: Gabriel Leite e Gabriel Spazziani