Imagem: Apresentação da Cia Bagana na Escola Municipal Villa Goiás em Serra do Mel (Divulgação)
A Cia Bagana de Teatro fará a sua última apresentação de uma temporada especial de apresentações do espetáculo “A Coisa do Humano”, uma montagem de palhaçaria feminina que convida o público a refletir, com leveza e sensibilidade, sobre as relações humanas e o impacto das tecnologias na convivência social.
Após circular por cidades potiguares, priorizando escolas públicas localizadas em áreas de vulnerabilidade social, o espetáculo chega à Mossoró nessa quinta-feira (06/11), na Escola Estadual Professor Manoel João e junto, uma oficina de teatro e palestra, tudo com o objetivo de fortalecer os vínculos entre alunos e educadores. Antes de chegar a Mossoró, o espetáculo ainda passará essa semana pelas cidades de Carnaubais (04/11) e Baraúnas (05/11):
“Estamos finalizando as nossas apresentações essa semana, totalizando oito cidades onde as escolas nos receberam com esse projeto, deixando nas crianças e adolescentes, um pouco da nossa arte, momentos de reflexão e diversão com as palestras e as oficinas que ministramos. Foi muito bom ver a importância de alcançarmos essas escolas em cidades onde o acesso a espetáculos é mais difícil”, explica Joriana Pontes, atraiz e produtora na Cia Bagana.
A peça, protagonizada pela Palhaça Porpeta ( Joriana Pontes ) traz à cena a rotina humana entre ela e sua porquinha atrapalhada pelo celular. Este espetáculo interage especialmente com o público infantil e adolescentes para abordar temas como o uso do celular, uso do tempo, as brincadeiras, as alegrias e as perdas, tudo costurado com humor e poesia.
O espetáculo integra o projeto “Montando a Palhaçaria nas Escolas”, produzida pela Traquitana Cultural, em parceria com a Cia Bagana de Teatro e o Banco do Nordeste cultural, com aprovação na Política Nacional Aldir Blanc – PANB 2024 do Estado do RN. A iniciativa inclui também oficinas de palhaçaria mista e palestras educativas sobre o uso consciente das tecnologias, promovendo a arte e o diálogo sobre a Lei nº 15.100/2025, que proíbe o uso de celulares em salas de aula das escolas públicas e particulares do estado.
Confira o calendário das apresentações dessa semana:
04/11 – Carnaubais (E.E. Adalgisa Emídia da Costa);
Oficina: 9h; Palestra: 10h e Espetáculo: 14:30h
05/11 – Baraúnas (E.E. João de Abreu);
Oficina: 13h; Palestra: 15:15h e Espetáculo: 9:30h
06/11 – Mossoró (E.E. Professor Manoel João).
Oficina: 9h; Palestra: 17h e Espetáculo: 16h
