Teatro

Este espetáculo interage especialmente com o público infantil e adolescente para abordar temas como o uso do celular, uso do tempo, as brincadeiras, as alegrias e as perdas, tudo costurado com humor e poesia. A proposta é despertar nas crianças e adolescentes uma consciência crítica sobre o uso equilibrado das mídias digitais

Por: Redação

A Cia Bagana de Teatro está de volta às estradas do Rio Grande do Norte com o espetáculo “A Coisa do Humano”, uma montagem de palhaçaria feminina que convida o público a refletir, com leveza e sensibilidade, sobre as relações humanas e o impacto das tecnologias na convivência social.

A peça, protagonizada pela Palhaça Porpeta (Joriana Pontes), traz à cena a rotina humana entre ela e sua  porquinha, atrapalhada pelo celular. Este espetáculo interage especialmente com o público infantil e adolescente para abordar temas como o uso do celular, uso do tempo, as brincadeiras, as alegrias e as perdas, tudo costurado com humor e poesia. A proposta é despertar nas crianças e adolescentes uma consciência crítica sobre o uso equilibrado das mídias digitais, sem perder de vista a importância da infância, do afeto, do olhar e do toque — dimensões humanas cada vez mais ameaçadas pela hiperconectividade.

O espetáculo integra o projeto “Montando a Palhaçaria nas Escolas”, produzida pela Traquitana Cultural, em parceria com a Cia Bagana de Teatro e o Banco do Nordeste Cultural, com aprovação na Política Nacional Aldir Blanc – PANB 2024 do Estado do RN. A iniciativa inclui também oficinas de palhaçaria mista e palestras educativas sobre o uso consciente das tecnologias, promovendo a arte e o diálogo sobre a Lei nº 15.100/2025, que proíbe o uso de celulares em salas de aula das escolas públicas e particulares do estado.

A circulação contemplará oito cidades potiguares, priorizando escolas públicas localizadas em áreas de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos entre alunos e educadores.

“Está sendo uma grande alegria poder retornar com esse espetáculo, que vem sendo atualizado ao longo dos anos e que se mostra a cada dia, mais necessário, gerando diversão e também levando educação para as crianças potiguares”, ressalta a atriz Joriana Pontes.

A primeira cidade a receber o espetáculo será Currais Novos, nessa semana (09 e 10 de outubro) e que há exatos dez anos recebia a companhia com a apresentação pela primeira vez. Já o encerramento do calendário de apresentações será em Mossoró, com as crianças da Escola Estadual Professor Manoel João.

Confira o calendário das apresentações nas cidades:

  • 09 e 10/10  – Currais Novos (E.E. Capitão Mor Galvão);
  • 27/10 – Serra do Mel (Escola Municipal Villa Goiás);
  • 28/10  – Upanema (E.E. José Calazans Freire);
  • 30/10 – Governador Dix-Sept Rosado (E.E. Jerônimo Rosado);
  • 03/11 – Porto do Mangue (E.E. Josélia de Souza Silva);
  • 04/11 – Carnaubais (E.E. Adalgisa Emídia da Costa);
  • 05/11 – Baraúnas (E.E. João de Abreu);
  • 06/11 – Mossoró (E.E. Professor Manoel João).