No dia 9 de janeiro de 2026, o Dry Cleaning retorna com Secret Love, o terceiro álbum de estúdio do grupo, produzido por Cate Le Bon. Hoje, eles apresentam o primeiro single, “Hit My Head All Day”.
Secret Love é a expressão mais refinada até agora das amizades profundas que deram origem ao Dry Cleaning, formado por Florence Shaw (vocal), Tom Dowse (guitarra), Nick Buxton (bateria) e Lewis Maynard (baixo). Aqui, o quarteto do sul de Londres se posiciona na vanguarda do rock, catalisando a paranoia reaganista do punk e hardcore norte-americano do início dos anos 80 com o gingado seco de Keith Richards, o stoner rock, a degradação distópica, o espírito lúdico do no wave e dedilhados pastorais, enquanto a entrega de Florence, calibrada meticulosamente aos ambientes sonoros da banda, a afirma em uma linhagem de artistas da palavra falada que vai de Laurie Anderson a Sue Tompkins (Life Without Buildings).
O sucessor de Stumpwork nasceu em salas de ensaio em Peckham, com os quatro membros compondo, tocando e reagindo juntos, em um processo no qual música e letra são partes inseparáveis e geradoras de sentido. Secret Love evoluiu em sessões marcantes no Loft, estúdio de Jeff Tweedy em Chicago; em encontros explosivos com Alan Duggan e Daniel Fox, do Gilla Band, no Sonic Studios em Dublin; aproveitando as características sonoras de cada espaço; e, finalmente, com Cate Le Bon no Black Box, no Vale do Loire. Após entrevistarem diversos potenciais produtores, escolheram Cate — artista solo aclamada e produtora de álbuns para Deerhunter, Devendra Banhart, Wilco e Horsegirl — por sua positividade e abertura. “Estar numa sala com eles e ouvir a vitalidade e a força de vida que existe entre eles é uma expressão única”, diz ela.
A confiança é o tema norteador de Secret Love, simbolizada pela envolvente “Hit My Head All Day”, que abre o álbum. Movida por pistões de sintetizadores etéreos e arcos crescentes de guitarra, a faixa traz a mistura característica de absurdismo e sensibilidade de Florence:
“A música fala sobre a manipulação do corpo e da mente. A letra foi inicialmente inspirada pelo uso de desinformação nas redes sociais pela extrema direita. Existem pessoas poderosas que buscam influenciar nosso comportamento em benefício próprio: para comprar certas coisas, para votar de determinada forma. Tenho dificuldade em ler as intenções das pessoas e decidir em quem confiar, até no dia a dia. É fácil cair sob a influência de um estranho sinistro que parece um amigo.
Tivemos uma abordagem lúdica para a faixa. Em certo momento, ela tinha gaita em vez de voz. Na fase demo, nos inspiramos em There’s a Riot Goin’ On, do Sly and the Family Stone.”
Secret Love será lançado em 9 de janeiro de 2026 e estará disponível em formato digital, CD, cassete, vinil preto, edição limitada em vinil damasco (4AD store & indie retail) e vinil pérola/ártico (exclusivo da Rough Trade). Uma tiragem exclusiva em white label de Secret Love poderá ser encomendada por apenas 48 horas a partir de hoje na 4AD store, e uma pequena quantidade de JCD’s estará disponível exclusivamente no Bandcamp. Um número limitado de fotos autografadas também estará disponível na 4AD store e em lojas independentes selecionadas. Para garantir a pré-venda do álbum e mais informações, clique AQUI.
