Foto de Iraci Estrela – Arte de Gabriel Franco
Abraão Kimberley, cantor, trompetista, ator e compositor, lança, no dia 4 de julho, o single “Boneca”, uma obra potente que mistura rock, liberdade, urgência e afirmação da existência preta e LGBTQIA+. Com produção refinada e uma estética vibrante, a música é um grito de resistência, celebração e reconstrução de identidade.
“Boneca carrega a pulsão e a minha necessidade de valorar a minha história, os meus trejeitos, meu jeito de falar e de cantar dentro do rock para fomentar um Brasil mais colorido”, afirma Abraão. Inspirado por nomes como Linn da Quebrada e a banda Black Pantera, o artista mergulha na interseção entre política, festa e liberdade, propondo uma escuta consciente e visceral. “Já fiquei muito tempo calado e, nessa fase da minha vida, quero cantar sobre tudo que me liberta.”
Produzida por Guilherme Xibrusk, que também assina as guitarras e sintetizadores, a faixa ganha corpo com a direção musical e os sopros de Rafael Mansor, que também divide a autoria da música com Abraão. “Com ele, ‘Boneca’ ganha o timbre do sax soprano, sax barítono e mais borro e limpeza musical”, conta o artista. O resultado é um rock and roll moderno, dançante e cheio de texturas.
O clipe, que por sua vez será lançado no dia 5/7, amplia ainda mais essa narrativa de libertação. “A música nasce em grande parte como resposta às diversas situações homofóbicas que eu já vivi. O clipe foi criado para mostrar o meu desabrochar, onde aos poucos vou libertando meus trejeitos e encontrando minha voz”, explica. Em cena, Abraão dança, se transforma e ocupa a tela com orgulho e sensibilidade. “Eu queria bastante gente, bastante dança e a minha imagem se transformando.”
Natural de São Paulo, Abraão Kimberley iniciou sua trajetória musical aos 10 anos, em um projeto social. Estudou Canto Lírico pela Escola Municipal de Música e Regência pela UNESP, hoje estuda Atuação na Escola de Arte Dramática da USP. Passou por diversos projetos que unem teatro e música, como a peça Quando Quebra Queima, com a qual rodou o Brasil e a Europa.
Sua vivência como jovem preto, periférico e LGBTQIA+ atravessa sua produção artística e fortalece seu compromisso com a transformação social. “Ser artista não é fácil. A arte toma muito. Mas o que ela te dá quando você se entrega é indescritível. Não consigo viver sem arte, sem ela não existe Abraão. Viver bem, sendo um jovem preto periférico e LGBT sem medo de correr atrás dos meus sonhos sempre foi e sempre será meu maior foco.”
Serviço
Lançamento do single “Boneca” – Abraão Kimberley
Data: 4 de julho de 2025
Lançamento do videoclipe “Boneca”
Data: 5 de julho de 2025
https://somvibe.lnk.to/BONECA
Instagram: @abraaokimberley