BDD no MCJ 2025

Joyce Nicole e Muriely Martins disseram que o amor pela sanfona veio por meio de familiares que tocavam o instrumento, da curiosidade de aprender a utilizar a sanfona, como também de ouvir grandes nomes da música nordestina

Por: Redação

Imagem: Murielly Martins e Joyce Nicole se apresentaram no MCJ nesta terça-feira. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

A 25ª edição do Festival de Sanfoneiros do “Mossoró Cidade Junina” iniciou nesta terça-feira (17) com aproximadamente 30 participantes. Entre eles, duas sanfoneiras vindas da cidade do Assú-RN se apresentaram para o público que prestigiou a primeira noite no Polo Poeta Antônio Francisco, no Corredor Cultural, na avenida Rio Branco.

Joyce Nicole e Muriely Martins disseram que o amor pela sanfona veio por meio de familiares que tocavam o instrumento, da curiosidade de aprender a utilizar a sanfona, como também de ouvir grandes nomes da música nordestina. As sanfoneiras contaram da satisfação em se apresentar no MCJ. A dupla é integrante da banda Xodó Nordestino.

“Para mim é um prazer. É a quarta vez que estou me apresentando no ‘Mossoró Cidade Junina’ e é uma honra sempre vir aqui. Mesmo na minha família não tendo quem toque sanfona, mas mesmo assim surgiu a paixão por aprender. Iniciei aprendendo teclado e surgiu o interesse de tocar a sanfona ouvindo Dominguinhos, Sivuca, entre outros”, contou Nicole, que iniciou a tocar sanfona aos 15 anos.

“Esse é o segundo ano que estou no ‘Mossoró Cidade Junina’ e também é uma honra reencontrar muita gente neste festival. Eu toco desde os 9 anos e o maestro (referindo-se a Cláudio Araújo) foi a Assú e nos ensinou a tocar sanfona. O meu interesse é de família. Meu avô tocava, mesmo não chegando a conhecê-lo. Meu pai também toca e me levou para as aulas e daí que surgiu também a minha paixão”, disse Muriely.

Na apresentação para o público as sanfoneiras tocaram as canções Sanfona Sentida, de Dominguinhos, medley de solos de Flávio José e Forró Solado de João Bandeira Junior. Cláudio Araújo, coordenador do Festival de Sanfoneiros do MCJ, foi professor de Joyce Nicole e Muriely Martins.