Cotação: ★ ★ ★ ☆ ☆ (BOM)
Não passa despercebido a ninguém que os atuais Wilco , mesmo sendo uma banda completamente respeitável, há muito pareciam longe de sua melhor versão de estúdio, teto este materializado em álbuns certificados como clássicos como “Summerteeth” (Warner Bros., 99) ou “ Yankee Hotel Foxtrot ” (Nonesuch, 02). Os de Chicago têm, nos últimos anos, deixado títulos como “Star Wars” (Anti-, 15) ou “ Ode To Joy ” (dBpm, 19), tão aceitáveis como são em momentos densos, em que é preciso planejar cuidadosamente para localizar as gemas de cada lote em questão.
Talvez por isso este EP – um complemento de “Cousin” (dBpm, 23) – seja apreciado de forma exponencial, oferecendo um reencontro conciso, plural e bem marcado com o grupo de Jeff Tweedy e companhia. Um presente de seis músicas que ganham agilidade em relação ao referido LP, deixando uma impressão agradável em menos de vinte minutos. “Hot Sun Cool Shroud” abre com “Hot Sun” , uma peça indie que poderia ter sido assinada por Luna ou Yo La Tengo que antecede a instrumental (e visceral) “Livid” , acelerando a pulsação durante os seus setenta segundos.
Por sua vez, “Ice Cream” é uma peça com a marca inconfundível de Wilco: uma bela canção de ritmo lento e matizada pela voz de Tweedy; “Annihilation” é outro corte (inspirado) no estilo habitual da banda, neste caso um daqueles em que as guitarras se cruzam com um protagonismo incontornável. “Inside The Bell Bones” é outro instrumental, neste caso dispensável e que funciona como um preâmbulo antes do encerramento da bela (e lennoniana) “Say You Love Me” .
Em suma, um EP suculento que parece destinado a se tornar uma obrigação (e um pequeno prazer) na já generosa discografia de Wilco. Claro, para quem é mais fã e completista do combo norte-americano, mas, na verdade, também para qualquer fã do grupo. Não à toa, a referência beira o bom nível e se distribui entre curiosidades e, diretamente, algumas joias composicionais. Ambos, situados sob a proteção de um formato que, neste momento e à espera do que o futuro traz, os favorece.