Indústria

Superestrela pop vendeu quatro milhões de cópias de seu mais recente álbum, superando marco de uma década estabelecido por Adele; total inclui 1,3 milhão de LPs em vinil

Por: Infomoney

Até a metade da semana passada, Taylor Swift já havia quebrado mais um recorde na indústria musical, com as vendas da primeira semana de seu mais recente álbum, “The Life of a Showgirl”, superando as de “25”, de Adele, de uma década atrás. A única dúvida era até onde esses números iriam subir até o final da semana.

A resposta: muito, muito alto.

“The Life of a Showgirl” terminou a semana com o equivalente a 4.002.000 vendas nos Estados Unidos, segundo o serviço de monitoramento Luminate. Em 2015, “25”, de Adele, vendeu 3.482.000 cópias na estreia, um total que não foi superado por uma década.

A febre Swift foi impulsionada pela sua Eras Tour, que terminou no ano passado como a turnê de maior arrecadação da história. Na segunda-feira, Swift anunciou dois projetos relacionados à turnê que chegarão ao Disney+: “The End of an Era”, uma docussérie de seis episódios sobre o desenvolvimento e os “bastidores” da turnê, com dois episódios lançados por semana a partir de 12 de dezembro, e “The Final Show”, um filme do último show da turnê, em Vancouver, British Columbia, também com estreia em 12 de dezembro.

O número equivalente de vendas atribuído a “Showgirl” é um composto que incorpora a popularidade do álbum em serviços de streaming junto com as compras do álbum completo. A divisão desses números ilustra como Swift dominou completamente todos os formatos disponíveis.

O álbum vendeu 3.479.500 cópias como pacote completo em CD, vinil, downloads e até fita cassete. Na era do streaming, ultrapassar 1 milhão de vendas tornou-se uma conquista rara: até agora neste ano, o maior número de vendas tradicionais, fora Taylor Swift, é “Hurry Up Tomorrow”, do Weeknd, com pouco mais de 500.000. Vender 1 milhão em uma única semana é um feito alcançado por pouquíssimos. Além de Swift e Adele, o último artista a conseguir isso foi Lady Gaga, que vendeu 1.108.000 cópias de “Born This Way” em maio de 2011 — pouco antes da chegada do Spotify aos Estados Unidos.

“Showgirl” vendeu impressionantes 1.334.000 cópias na última semana em vinil, quebrando um recorde da era moderna para vendas na primeira semana, estabelecido pela própria Swift no ano passado, quando vendeu 859.000 cópias em vinil de “The Tortured Poets Department.”